sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SERMÃO EM JN 3.1-4 (PARTE 3) - EXPERIMENTANDO O RENOVO DE DEUS


3.    O RENOVO DE DEUS NOS CONDUZ À OBEDIÊNCIA (VV.3,4)
1.1      Deus nos renova por completo; Ele muda nossas prioridades, muda o nosso coração, muda a nossa mente. Nossos alvos de vida passam a ser os alvos de Deus; nossos planos pessoais passam a ser medidos pelo crivo de Deus; nosso caminho passa a ser traçado segundo a Sua direção; tudo na vida passa a ser visto, idealizado e realizado mediante a condução dEle.
1.2      Os desafios da obediência de Jonas eram grandes: 1) Como judeu ele deveria ir à uma cidade hostil aos de sua etnia; 2) Jonas deveria pregar por toda extensão da cidade, que se o fizesse andando sem parar, demoraria 3 dias; 3) Jonas foi chamado para pregar uma mensagem vinda do próprio Deus. A ordem divina era essa: prega “a mensagem que eu te digo”. Jonas não teve a liberdade de ensinar outra teologia ou emitir opiniões próprias. Aliás, a respeito disso, o filósofo romano Sêneca disse que “obedecer a Deus constitui a perfeita liberdade”.
1.3      Os desafios de Jonas são os mesmos para nós que recebemos o renovo de Deus para nossa vida hoje: 1) Não podemos escolher para quem vamos testemunhar; 2) Não podemos nos ater às dificuldades que envolvem o cumprimento da missão que nos foi dada por Deus; 3) Assim como Jonas nós também não temos o direito de pregar outra mensagem que não seja a Palavra de Deus. Não podemos inovar, abrandar ou ir além dela, mas somente as Escrituras.
1.4      O conteúdo da mensagem de Jonas à civilização assíria era a respeito do eminente juízo divino. Não era uma pregação eloqüente, acompanhada de inovações ou de sinais e prodígios; era apenas um pregador de rua com uma mensagem da parte de Deus: “Ainda quarenta dias e Nínive será subvertida”. Essa era toda a mensagem. Precisamos ter coragem de dizer a simples e pura verdade do Evangelho; temos que avisar às pessoas que Deus é poderoso e justo Juiz. Ele subverteu reis e nações diante do mundo para que todos saibam que Ele é o único e temível Deus. Ele subjugou cidades e impérios como Sodoma e Gomorra, Egito, Babilônia, Pérsia, Roma e tantas outras. Deus é amor, mas também é justiça e fogo consumidor, que não inocenta o culpado.
1.5      Não tenha medo de obedecer; não tenha medo de dizer a verdade de Deus. O escritor Oswald Chambers disse: “O melhor critério para entender as coisas espirituais, não são os seus êxtases, mas sua obediência”. Hoje, Jesus é o nosso Advogado e intercede por nós no céu; mas, na Consumação, Jesus virá como Juiz para julgar o mundo. Conte essa verdade aos seus amigos, vizinhos e parentes – coragem!
CONCLUSÃO
Ø O Senhor é o Deus da 2ª chance; o Deus que restaura e renova nossa vida. Como você está? Como você entrou aqui hoje? Assim como Jonas, quem sabe você também não necessite de uma 2ª chance? Quem sabe você também não necessite de um renovo?
Clame a Deus! Jonas recebeu o renovo divino porque clamou a Deus estando próximo da morte no ventre daquele grande peixe. Até onde você precisará ir para ter consciência da necessidade deste renovo? Deus quer que a sua atitude hoje, seja a mesma de Jonas ontem: Clame! Que Deus nos abençoe. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...