terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lições dos apóstolos que os atuais "apóstolos" não seguem



O Didaquê, também conhecido como "Instrução dos Doze Apóstolos", é um dos escritos cristãos mais antigos que se tem notícia. Estima-se - com alto grau de confiabilidade - que tenha sido composto no século I, e a única divergência significativa quanto à sua datação é se teria sido elaborado antes ou depois da destruição de Jerusalém no ano 70 d. C. Eusébio de Cesareia, no seu clássico "História Eclesiástica" (que você pode baixar o ebook aqui), do início do séc. IV, já lhe dava enorme importância.

Ainda que não se atribua a sua autoria diretamente aos primeiros apóstolos, se imagina que era uma espécie de compilação das orientações gerais que eles deixaram de viva voz ou aos seus primeiros discípulos sobre a organização da igreja, da vida e do trabalho cristão no primeiro século. A sua importância e a sua utilização para a Igreja primitiva era tamanha que chegou a ser cogitado para ser incluído no cânon do Novo Testamento, que somente foi estabelecido no séc. IV.

Com a sua não inclusão no cânon, foi paulatinamente sendo esquecido até ser considerado perdido por vários séculos, e a descoberta de um manuscrito completo num mosteiro de Constantinopla, em 1873, o trouxe de volta à luz da Igreja como um importante documento histórico do seu começo. 

O Didaquê (que pode ser lido na íntegra aqui) continua sendo, infelizmente, um documento cristão pouco conhecido, e é muito interessante cotejar as práticas prescritas pelos primeiros (e verdadeiros) apóstolos com aquelas que não só os "apóstolos modernos", mas também muitos pastores, dizendo-se portadores de uma "nova revelação", insistem em apresentar como "cristãs". Basta ler os capítulos XI e XII do Didaquê (destacamos alguns versículos) e você poderá tirar suas próprias conclusões: 

CAPÍTULO XI 

1. Se vier alguém até você e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido. 

2. Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, não lhe dê atenção. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justiça e conhecimento do Senhor, você deve acolhê-lo como se fosse o Senhor. 

3. Já quanto aos apóstolos e profetas, faça conforme o princípio do Evangelho. 

4. Todo apóstolo que vem até você deve ser recebido como o próprio Senhor. 

5. Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta. 

6. Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta. 

7. Não ponha à prova nem julgue um profeta que fala tudo sob inspiração, pois todo pecado será perdoado, mas esse não será perdoado. 

8. Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. É desse modo que você reconhece o falso e o verdadeiro profeta. 

9. Todo profeta que, sob inspiração, manda preparar a mesa não deve comer dela. Caso contrário, é um falso profeta. 

10. Todo profeta que ensina a verdade mas não pratica o que ensina é um falso profeta. 

11. Todo profeta comprovado e verdadeiro, que age pelo mistério terreno da Igreja, mas que não ensina a fazer como ele faz não deverá ser julgado por você; ele será julgado por Deus. Assim fizeram também os antigos profetas. 

12. Se alguém disser sob inspiração: "Dê-me dinheiro" ou qualquer outra coisa, não o escutem. Porém, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue. 

CAPÍTULO XII 

1. Acolha toda aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examine para conhecê-lo, pois você tem discernimento para distinguir a esquerda da direita. 

2. Se o hóspede estiver de passagem, dê-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer com você mais que dois ou três dias, se necessário. 

3. Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que trabalhe para se sustentar. 

4. Porém, se ele não tiver profissão, proceda de acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em seu meio. 

5. Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tenha cuidado com essa gente! 

Com informações do excelente O Contorno das Sombras.

Deixe o seu comentário. Ele é muito importante para o desenvolvimento do blog. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...