sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Oração repreende o "espírito de solteirice"

O ministério Diante do Trono, da Igreja Batista da Lagoinha, conhecida mega-igreja de BH/MG e famosa também por algumas práticas e ensinos, digamos, um tanto quanto questionáveis, realizou o 1º Congresso de Mulheres Diante do Trono, entre os dias 4-6/08, sob a direção de Ana Paula Valadão e com a participação de nomes conhecidos no meio evangélico, como Fernanda Brum, Alda Célia e Ludmila Ferber

Até aí, tudo bem. Até que, no evento, houve um momento destinado a clamar pelas mais diversas classes de mulheres e, dentre essas classes, haveria uma oração a favor das mulheres evangélicas que ainda não haviam encontrado seu "príncipe encantado". Uma das irmãs começa a orar: “Eu quero me identificar agora com todas as solteiras acima de 30 anos”. Na oração o “espírito de solteirice” (isto mesmo! Você não leu errado) foi repreendido da vida das mulheres que estavam participando do congresso. 

Confira o vídeo:


Na boa gente... Sou totalmente favorável à oração, à intercessão e ao clamor coletivo (1Tm 2.1). Minha identidade presbiteriana, bem como minhas convicções bíblicas e teológicas não são comprometidas quando busco a Deus em oração audível em conjunto com outros irmãos em Cristo. Entendo que a Igreja precisa se entregar mais à essa prática tão significativa e abençoadora. No caso, aqui, o problema não é orar, mas as perspectivas teológicas das pessoas que oram, especialmente quando o fazem de forma audível. 

É bonito ver irmãs buscando ao Senhor com fervor e clamando pela vida umas das outras, como nesse congresso. Mas, daí a repreender o "espírito de solteirice"? De onde saiu isso? Que espírito será esse? Onde se encontra biblicamente uma base para tal afirmação? Raciocine comigo: Quer dizer que todas as mulheres (e homens) crentes, vivem sob a possessão de um espírito maligno, até que se casem, sendo assim libertos? Casamento agora é exorcismo? Sessão de descarrego?

A "solteirice" é uma das situações que alguns irmãos em Cristo tem vivido. Alguns por opção, outros por determinadas circunstâncias particulares e ainda há aqueles que a vivem porque nunca há alguém bom suficiente para ela. Conheço alguns irmãos e irmãs em Cristo que já passaram dos 30 e que ainda não se casaram e, nem por isso, estão tomados por algum tipo de espírito. Se assim fosse, John Stott, o grande teólogo e pastor inglês e referência mundial de piedade e erudição bíblica e teológica, morreu endemininhado.

Precisamos tem cuidado com alguns ensinos que são transmitidos no meio evangélico. Não estou questionando a sinceridade das irmãs do DT. Absolutamente! As intenções são boas e as irmãs são crentes. O problema é a falta de conhecimento das Escrituras, que resulta em doutrinas estranhas, que, não poucas vezes, acabam prejudicando a vida de diversos irmãos em Cristo.


Já dizia o profeta Oseias, em repreensão aos sacerdotes que se desviaram do verdadeiro ensino da Palavra: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Os 4.6a). 


Deixe o seu comentário. Ele é importante para o desenvolvimento do blog. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...