terça-feira, 4 de outubro de 2011

2 em cada 5 crentes, consomem álcool


Uma estatística assustadora e não condizente com a fé cristã. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 40% dos líderes evangélicos dizem que bebem álcool socialmente. A pesquisa foi realizada pela AssociaçãoNacional dos Evangélicos com sede em Washington. Se por lá, a estatística gerou polêmica, imagine por aqui, já que a dúvida sempre acontece: Afinal crente pode beber ou não?

Interpretações bíblicas à parte, os pesquisadores chegaram a esta conclusão após ouvir representante de 40 denominações diferentes. Por lá, muitos alegam que bebem com moderação em ocasiões especiais. Entre a maioria que diz que não consumiam álcool, a razão comum para a abstinência, não foi porque eles acreditam que é pecado beber. “Ainda que haja proibição do consumo de álcool moderado nas Escrituras, devido às muitas implicações como um exemplo para família e aqueles que eu sirvo, eu gosto das palavras de Paulo, é melhor não,” disse Gary Benedict, presidente da Aliança Missionária e Cristã (The Christianand Missionary Alliance).

Um estudo anterior de Protestantes no país, descobriu que cerca de um quarto dos leigos (29 por cento) disse que as pessoas não devem nunca beber álcool, de acordo com a Revista LifeWay. E que, 24 % dos pastores seniores concordaram. Além disso, 68 % dos pastores disseram que o consumo racional do álcool é uma “liberdade bíblica,” somente mais da metade (54%) das pessoas leigas concordaram.

Fonte: Portal Creio

___________________________________

E o testemunho positivo vai escoando pelo ralo. 

2 comentários:

  1. Se fizerem essa mesma pergunta em países da Europa perceberam que talvez apenas uns 5% achem que beber é pecado. Um primo meu fez um amigo com um cara da República Checa. Cristão Reformado, ele não conseguiu entender porque nós brasileiros consideramos bebida pecado. Uma abstinencia tola. Na igreja dele (tradicional no país) existe um Pub. É tradição ao fim do culto os amigos e família descerem para confraternizarem. Bem... Afinal, Jesus bebia era suco de uva sem alcool, não é? E quando ele fez vinho, na verdade fez Del Valle Light (pq era mais saudável!). Que dificuldade esse debate legalista. Mas tbm não podemos chapar a questão. Somos filhos dos projetos missionários estadunidenses. Legalistas demais. Falamos português pelo mesmo motivo que a maioria não entende que beber não é pecado. Enfim... difícil e chato. Eu fico com minha bíblia, com meu vinho e com minha cerveja. Soli Deo Gloria. Graças à Deus!

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Daniel, sua opinião é importante e relevante. De fato, o debate sobre o consumo de álcool dentro dos círculos protestantes é uma polêmica. Uns a defendem, enquanto outros não. Creio que, assim como não deveríamos seguir o legalismo americano, também não devemos fazê-lo em relação a licenciosidade europeia que, infelizmente, hoje também penetrou nos EUA e já chegou aqui no Brasil. Eu sou contra o consumo de álcool por algumas razões:

    1. O consumo de álcool por parte dos crentes gera escândalo e desfavorece a santidade da Igreja (Rm 14.21; Gl 5.19-21);
    2. A despeito da não proibição expressa nas Escrituras, há sim, recomendações explícitas quanto os perigos do álcool (Pv 20.1; Rm 13.13; Ef 5.18; 1Pe 4.1);
    3. O álcool leva o crente ao erro (Is 28.7);
    4. Os beberrões não herdarão o Reino dos céus (1Co 6.9,10).

    Você mencionou ironicamente que o vinho milagroso que Jesus fez nas bodas de Caná (Jo 2) seria não fermentado, como um Del Valle. Saiba que esta hipótese não é errada. Veja bem:

    Ao analisar esta passagem é importante ter em mente qual o objetivo de Jesus ao realizar o milagre da transformação de água em vinho – manifestar a Sua glória como Filho de Deus e despertar a confiança dos seus discípulos na Sua capacidade de salvar o seu povo do pecado:
    “Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele” (Jo 2.11).

    Partindo deste princípio, crer que Jesus, sabendo que os convidados já haviam “bebido far-tamente" (v.10), criou vários litros de vinho alcoólico (entre 383,28 e 574,92 litros) desrespei-tando desta forma a clara vontade de Deus, é algo além da mais desvairada imaginação, quando consideramos as seguintes passagens bíblicas:
    "Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da con-gregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo e para en-sinardes aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por in-termédio de Moisés" (Levítico 10:9-11).

    “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é ven-cido não é sábio" (Provérbios 20.1).

    É inimaginável o Senhor Jesus iniciar seu ministério contrariando de tal forma a vontade do Pai, e contribuindo decisivamente para a embriaguez das pessoas presentes àquela festa.
    “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas!” (Habacuque 2.15).

    E sendo Jesus Cristo o Filho de Deus, não seria questionar sua divindade, sabedoria e discer-nimento entre o bem e o mal afirmar que Ele teria servido vinho intoxicante em uma festa de casamento?

    Encerro com a triste descrição bíblica de uma pessoa que consome álcool:

    “Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber” (Pv 23.9-35).

    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...