sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Halloween - a verdade por detrás da festa (3 de 3)


Finalizando o post sobre o Halloween, quero apresentar qual é o padrão das Escrituras diante de todo o arcabouço da referida festa. O que a Bíblia tem a dizer sobre todo o pano de fundo que, inevitavelmente, faz parte dos festejos do Halloween?



As Escrituras Sagradas nos dizem que o homem espiritual julga todas as coisas e que no futuro irá também julgar os anjos. Portanto, somos competentes o suficiente para julgar assuntos mais simples no aqui e agora (1Co 2.15; 6.3). 

Na celebração de Halloween existem atividades envolvendo práticas genuinamente ocultistas (necromancia, astrologia, adivinhações, feitiçarias, aminismo, politeísmo), e as Escrituras são claras em afirmar que devem ser evitadas. Tanto o AT como o NT fazem referência às práticas de bruxaria, encantamentos, espiritismo, contatos com os mortos, adivinhações e assim por diante – e todas essas coisas estão potencialmente ligadas ao Halloween. 


Veja o que diz a Bíblia acerca de dessas práticas:

"Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus" (Lv 19.31).

"Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo" (Lv 20.6).

"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; ... Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa" (Dt 18.10,11,14) .

“Quando pois, vos disserem:Consultai os que tem espíritos familiares e aos adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo o seu Deus? A favor dos vivos, consultará aos mortos? Á lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles" (Is 8.19,20).

"[Rei Manassés de Judá] queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira" (2Cr 33.6).

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos... Não têm eles parte em cousa alguma do que se faz debaixo do sol". (Ec 9.5,6).

"Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar o conhecerá mais" (Jó 7.9,10).


"Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo estas coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejas participantes com os demônios. Ou irritemos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?" (1Co 10.18-22).

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gl 5.19-21).


"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte" (Ap 21.8).


A postura dos crentes frente ao Halloween


Hoje em dia é muito comum, também no Brasil, a realização de bailes e festas temáticas no dia 31 de outubro, em comemoração ao Halloween. Boates, bares, casas de show e até residências, têm realizado festas de Halloween. Aquilo que foi levado pelos imigrantes colonizadores irlandeses para a América do Norte (EUA e Canadá), foi trazido para cá através da mídia e dos cursos de inglês.

Tais festas têm atraído a atenção, também dos jovens crentes que, não poucas vezes, têm se enveredado por esses caminhos estranhos ao Evangelho. O que nossos jovens precisam entender é que, definitivamente, o Halloween não é uma festa para cristãos. A aparente inocência e as atividades lúdicas escondem um macabro pano de fundo. Um simples raciocínio é suficiente para concluirmos que o Halloween não tem nada a ver com Cristianismo. 

Veja bem: Será que uma festa onde as pessoas (inclusive crianças) se vestem de demônios, ameaçam fazer coisas ruins com aqueles que se negarem a dar o que querem, onde a decoração remete ao mundo do ocultismo e do desconhecido, com figuras bizarras que sugerem medo, pode ser algo sadio para alguém? Pode ser algo comungável para um cristão?

Aos pais crentes, a sua responsabilidade em relação aos filhos, é preveni-los quanto os perigos do Halloween, instruindo-os no bom caminho do Senhor (conf. Dt 6.1-9; Ef 6.4b), treinando-os nesse caminho desde a mais tenra idade, a fim de que, elas cresçam firmadas nesta graça e jamais se apartem dela (Pv 22.6).

Crianças fantasiadas. Será isso algo inocente?

Portanto, queridos leitores, cuidado com o Halloween. Não participe e não permita que seus filhos participem deste banquete oferecido aos demônios. A inocência de uma festa esconde uma história macabra e significados terrivelmente bestiais. Proteja-se e proteja seus filhos. Que Deus o (a) abençoe.

"E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as" (Ef 5.11).

“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências” (Rm 13.11-14).


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi pr. Rodrigo, muito boa a informação e exortação quanto a este assunto. "Quem tem ouvidos (para ouvir), ouça..."

    Que DEUS continue te dando sabedoria para defender a cosmovisão bíblica...

    Abs. e fique com Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...