quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de Finados - é bíblico celebrá-lo?


O "Dia de Finados" é um dia santo para os católicos romanos, onde eles fazem homenagens aos seus mortos e, através de "rezas", eles creem que almas podem ser libertas de suas penas temporais no purgatório.

O catecismo católico afirma: "Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados".

Esta celebração tem as suas origens numa prática começada por Odilio (962-1049), monge e abade do mosteiro de Cluny em 994. Os monges de Cluny faziam preces especiais e cantavam salmos pelos defuntos no dia imediato ao Dia de Todos os Santos. Depois disso, a ICAR oficializou a data.

Desde o séc. I, os cristãos visitavam as tumbas para rezar pelos falecidos que morreram sem martírio. No séc. IV, já encontramos a memória dos mortos na celebração da missa. Desde o séc. V, a ICAR dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava, até que no séc. XI os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano pelos mortos.


O católico crê que as almas do Purgatório estão já no caminho certo para o céu, assim, com as sus orações, eles podem abreviar o seu tempo de espera e de purificação. Esta prática de reservar um dia especial e oficial para sufragar as almas do purgatório tornou-se popular e divulgou-se por muitas comunidades católicas da Europa e das Américas.

A partir do séc. XIII, esse dia anual por todos os mortos passou a ser comemorado no dia 2 de novembro, já que no dia 1º se realiza a festa de todos os santos, que celebra os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O dia de finados celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração do dia de todos os santos, devendo-se acender uma vela no cemitério para simbolizar a vida eterna do falecido. 

Os católicos creem que o testemunho de vida daquele que morreu fica como luz acesa no coração de quem continua a peregrinação. Esse é um dos significados da vela que se acendem nos cemitérios: A luz do irmão não se apagou. A luz da fé reacende a chama dos corações. No dia de finados, ao acenderem velas, os católicos buscam para si a iluminação interior que, sabemos pala Palavra de Deus, só é encontrada em Cristo Jesus (Jo 12.46).


Cemitério enfeitado com flores e iluminado por velas

Diante dessas considerações doutrinárias e informações históricas, pode-se concluir que os verdadeiros cristãos não devem celebrar o dia de finados. Não há certeza de ressurreição sem Cristo e não há possibilidade de vida eterna sem que haja fé salvadora no coração enquanto vivos (conf. Jo 3.16; 11.25,26). 

A Bíblia afirma que após a morte só nos resta o juízo de Deus (Hb 9.27; Mt 25.31-46), alertando para o fato de toda e qualquer decisão por Cristo deve ser tomada em vida. Não há base bíblica para se orar, rezar ou se penitenciar pelos mortos, mas sim um mandamento imperativo de Jesus para se proclamar o Evangelho para os vivos (Mt 28.19,20). Além disso, a fé em Cristo vem mediante o ouvir a pregação do Evangelho (Rm 10.17) e, para ouvir, é preciso estar vivo. Não existe nas Escrituras, nada que nos leve a crer que as almas dos mortos estejam sofrendo penas temporais no chamado purgatório, aguardando uma 2ª oportunidade para a salvação.

O apóstolo João declarou em Ap 14.13 que bem-aventurados são os mortos que descansaram no Senhor, ou seja, aqueles que durante sua vida, tomaram a decisão por aceitar o plano da salvação. A felicidade é creditada pelo fato de que um dia Deus devolverá a vida a estas pessoas mediante a ressurreição (1Co 15). 

As Escrituras afirmam que a salvação é concedida pela graça de Deus a partir do arrependimento dos pecados e da fé somente em Jesus Cristo (At 3.19; Rm 3.21-26). Dessa forma, o crente deve compreender e aceitar a dura realidade da perdição eterna daqueles que amamos, mas que morreram sem Cristo. Se não pregamos a Palavra ou se não testemunhamos de Jesus durante a vida de nossos entes queridos, não adianta chorar ou se penitenciar e nem mesmo acender velas em sua memória. 

O melhor que podemos fazer pelas pessoas em geral, é testemunhar de Cristo para elas enquanto em vida, porque depois da morte, apenas o juízo final nos espera. As Escrituras afirmam que os mortos não louvam ao Senhor (Sl 115.17), não sabem de cousa alguma e nada podem fazer (Ec 9.5,6,10), portanto, todo nosso esforço deve ser o de levar a mensagem de Cristo aqui e agora.

Medite nisso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...