sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ano novo, vida nova


Todo final e início de ano é a mesma coisa! As pessoas sempre traçam metas ambiciosas, arrojadas e ousadas para a sua vida. Promessas e mais promessas são feitas: "Nesse ano serei um pai mais presente"; "A partir de agora, darei prioridade àquilo que é realmente importante"; "Esse ano voltarei a estudar"; "Nesse ano não farei dívidas". E por aí vai. Entre os crentes não é diferente. Diversas promessas são feitas "à torto e à direito"“Esse ano vou ler a Bíblia toda!”; “Vou fazer regime!”; “Vou me comprometer em orar mais”; etc, etc. 

A máxima “ano novo, vida nova” sempre está nos lábios de alguém. Talvez você, que está lendo esta postagem, também já fez algumas dessas ou outras tantas promessas.

A verdade é que, prometemos muito, mas realizamos pouco. Planejamos demais, porém, pouco concretizamos. Daí, no final do ano, percebemos que não adiantou muito fazer tantas promessas. Por isso, o ciclo é reiniciado, de forma que todo início de ano é sempre a mesma coisa, e a vida que deveria ser nova, não passa de um repeteco do que foi no ano que passou.

Infelizmente, muitos ainda não entenderam que, para concretizarmos as mudanças que planejamos para o novo ano, precisamos estar conectados em Deus. Nossos planos devem estar em sintonia com os dEle e, nossa vontade subordinada à vontade dEle. Jesus declarou aos discípulos que, sem Ele, nada poderia ser realizado por eles (Jo 15.5). Isto inclui todas as áreas de nossa vida: nossos planos pessoais, familiares, profissionais, eclesiásticos, etc. Se não estivermos submissos totalmente ao senhorio de Cristo, nunca alcançaremos êxito em nossos projetos. Seremos sempre frustrados e com uma terrível sensação de derrota.

Para sermos pessoas mais felizes no ano que inicia, precisamos confiar todos os nossos planos e anseios na pessoa de Jesus Cristo, o restante é com Ele (Sl 37.4,5). Para conhecermos a vontade divina não devemos deixar levar pelas artimanhas do presente século (Rm 12.2). Por mais bem intencionadas que sejam nossas promessas, elas só serão concretizadas mediante um forte compromisso e submissão à vontade de Deus. O missionário metodista Stanley Jones dizia que: “Se você não se render a Cristo, terá de render-se ao caos”. Planejar coisas confiados somente em nossos próprios esforços, apenas nos trará decepções.

Que neste ano de 2012 possamos confiar mais em Deus para a realização de nossas promessas. E que tais promessas possam, acima de tudo, visar à glorificação do nome de Jesus Cristo.

Já fez as suas promessas? Quer algumas dicas? Prometa ser mais amável, mais amigo, mais fiel, mais comprometido com Deus e Sua obra. Prometa orar mais do que você tem orado; contribuir mais do que já contribui; estar mais presente aos cultos e demais trabalhos de sua Igreja; ser mais disposto, mais humilde, mais altruísta, mais bondoso, mais misericordioso, mais atencioso, mais calmo, mais santo, mais disposto a ouvir... São tantas coisas que podemos planejar! Entretanto, só as concretizaremos com a ajuda do Senhor e estando no centro de Sua vontade. Dessa forma teremos no ano novo, uma vida nova. Que Deus nos ajude. 

Feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...