quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Segregação racial? Igreja Batista proíbe casamentos inter-raciais

Free Will Baptist Church

Uma pequena igreja do estado norte-americano do Kentucky decidiu não aceitar como membros casais inter-raciais. A decisão causou forte reação e desaprovação de diferentes grupos cristãos nos Estados Unidos. A decisão tomada pela Igreja Batista Free Will de Gulnare aconteceu depois que Stella Harville, 24, filha de Dean Harville, secretária da igreja, levou ao culto o noivo.  Stella está fazendo mestrado em engenharia ótica em uma faculdade de Indiana, onde conheceu Ticha Chikuni, 29, que nasceu no Zimbábue. Os dois foram à igreja dela nas férias de julho. Ele tocou piano enquanto ela cantava o hino “I Surrender All”. As cerca de 40 pessoas presentes ao culto aplaudiram e tudo transcorreu como de costume.

No mês seguinte, Melvin Thompson, que fora pastor daquela igreja por muitos anos, disse à secretária da igreja que sua filha e o noivo não poderiam cantar na igreja novamente. Stella cresceu na igreja e foi batizada lá, mas atualmente não era membro. O pastor não conseguiu deixar claro seus motivos, mas a proibição foi mantida. Pouco tempo depois, Thompson deixou o cargo de pastor, alegando questões de saúde, mas continuou frequentando a igreja. Ele nunca mudou de ideia sobre o assunto.

Stella Harville e Ticha Chikuni, o casal segregado

Quando a nova pastora, Stacy Stepp, assumiu, disse que o casal poderia cantar na igreja, se desejasse, lembra Dean Harville. No início de novembro, Thompson propôs que a igreja votasse um pedido seu para que, embora todas as pessoas fossem bem-vindas nos cultos, a igreja não devia permitir casamentos inter-raciais. A proposta também deixava claro que “pessoas de tais casamentos não poderiam ser recebidas como membros, nem participarem do grupo de louvor ou exercer cargos”.

A justificativa do ex-pastor é que “não pretendia julgar a salvação de ninguém, mas visava  promover uma maior unidade entre o corpo da igreja e a comunidade onde servimos”, diz a cópia da ata fornecida ao jornal Herald-Leader. Os membros decidiram colocar o assunto para ser votado pela igreja toda. No domingo passado, nove pessoas votaram a favor da proposta e seis votaram contra. Muitos outros membros estavam presentes, mas não quiseram participar da votação.

Dean afirma que a decisão foi motivada por racismo e fez um grande mal à igreja, à comunidade entristeceu até mesmo a Deus. “Com certeza não é uma atitude cristã. É somente o diabo trabalhando”, explicou a secretária da igreja.

Melvin Thompson, que hoje é dono de uma loja de ferragens, explicou ao jornal Herald-Leader que sua proposta foi retirada do seu contexto, mas se recusou a comentar o assunto. Stella Harville disse que foi doloroso saber que alguns membros de sua família apoiaram a igreja nessa decisão.

Centenas de pessoas já manifestaram seu descontentamento com a decisão na página do jornal na internet. Depois de ter sido noticiada pela TV em um jornal de alcance estadual, os protestos aumentaram, principalmente em redes sociais. A associação de pastores local disse que as reações dos demais evangélicos da cidade têm incluído “desgosto” e “descrença”. “A maioria de nós pensou que isso era coisa de um passado distante”, disse Randy Johnson, presidente da associação dos pastores locais.

A pastora Stacy Stepp limitou-se a comentar que não há nada na Bíblia que proíba o casamento inter-racial e que, embora respeite a decisão da igreja, está profundamente magoada com o que aconteceu, pois “Jesus ama todas as pessoas”Anthony Hite, 28, membro da igreja batista, votou contra a proposta e lembra: “Deus nos disse para amar a todos. Só porque alguém tem uma cor de pele diferente, isso não é motivo para não amá-lo do mesmo jeito.”

Dean Harville disse que pediu para que a convenção das igrejas batistas do Kentucky anule a votação. Mesmo se isso acontecer, sua filha Stella já declarou: “Eu acho que nunca mais serei capaz de voltar para lá”.


Não há o que comentar, apenas lamentar... E muito.

2 comentários:

  1. Igreja....A mae de todos os preconceitos

    ResponderExcluir
  2. Olá Rev. Rodrigo me chamo Bruna e tenho orado p ir para o Jocum ano q vem. Li aqui no seu site q vc já fez eted. Se possível gostaria de entrar em contato p saber como foi o experiência. Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...