quarta-feira, 25 de abril de 2012

30 coisas para se lembrar no seminário



Nenhuma ordem particular, com a finalidade de que meus irmãos no seminário e todos os crentes em treinamento para o ministério em qualquer nível e área do ministério possam achar alguns dos meus comentários úteis, reflitam nesses pontos, orem para que o Espírito Santo os dê sabedoria e humildade e que Ele guarde suas almas e anime-os a ter uma mente voltada para a verdade e um coração voltado para Deus.

Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas/SP

1. Lembre-se por que você está no seminário – para a glória de Deus, o reino de Deus e o nome de Deus, não o seu próprio.

2. Lembre-se da bela simplicidade do evangelho de Jesus Cristo e sua necessidade de crescer na dependência do Senhor com uma fé como de uma criança e enraizada em uma doutrina bíblica.

3. Lembre-se da Grande Comissão, e deixa que ela esteja constantemente em primeiro plano no que lhe motiva e como o foco de seus estudos, discussões, seus artigos de pesquisa e suas orações.

4. Lembre-se de seus pastores e mentores, fale com eles e ore com eles o mais frequente que você puder, encontrando no seminário não apenas um único grande mentor, mas diversos homens dos quais você pode aprender – pastores comuns, de igrejas locais, presbíteros, diáconos e homens piedosos, sábios e mais velhos.

5. Lembre-se de sua fragilidade e viva de forma dependente e em comunidade, não como alguém solitário que é muito ocupado e muito esperto para estar genuinamente envolvido com outras pessoas na igreja.

6. Lembre-se das qualificações bíblicas para presbíteros e coloque seu coração nelas, não nas qualificações superficiais de homens.

 Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemus Eller, BH/MG

7. Lembre-se de seu papel como estudante, que nunca está acima de seus professores, e sempre mostre respeito por eles, não os critique desnecessariamente, ore por eles e agradeça a Deus por eles como aqueles que cuidam de suas almas.

8. Lembre-se de que seus professores não são perfeitos, e seja como os Bereanos em seu estudo das Escrituras, nunca deixando que algum professor – não importa seus títulos ou livros – desmitologize sua fé.

9. Lembre-se da igreja, que é a fundação e fonte de seu treinamento e que você está lá por causa da igreja, o povo da aliança de Deus. Esteja comprometido, envolvido, e seja o mesmo homem na igreja enquanto você está no seminário que você deseja ser na igreja quando estiver fora do seminário.

10. Lembre-se que você não está treinando para ser uma glamorosa estrela da indústria do entretenimento, mas sim um servo que sacrifica a si próprio, a seus interesses e seus sonhos diariamente por amor a Deus e ao povo de Deus.

11. Lembre-se de que o seminário não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona de 3 a 5 anos, e falando de forma geral, quanto mais tempo você levar, mais profundo será o seu aprendizado e mais abrangente a sua formação.

12. Lembre-se de que a Bíblia não é apenas mais um dos seus livros texto, mas seu manancial diário de água viva pelo poder sustentador do Espírito Santo.

Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, Rio de Janeiro/RJ

13. Lembre-se de que ir para o seminário não o torna necessariamente santo, mas, pela graça de Deus, deverá tornar. Crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo irá, por necessidade, pô-lo de joelhos em arrependimento, fé e santidade autêntica.

14. Lembre-se de se afastar dos ídolos de ter um grande ministério, uma grande igreja, um grande nome e toda a pompa e circunstância de um ministério voltado para si mesmo.

15. Lembre-se de remir o tempo e trabalhar duro no seminário, reconhecendo que você não é mais um garoto de faculdade que pode desperdiçar seu tempo com jogo de futebol todo dia, horas na academia e finais de semana em frente à televisão assistindo todo jogo que passar.

16. Lembre-se de que o seminário é fácil se comparado com a vida no ministério de tempo intergral. Apesar de você não acreditar, comparativamente, a vida no seminário é divertida e simples, então seja diligente e disciplinado em seus estudos e treinamento.

17. Lembre-se do Dia do Senhor e que Deus criou esse dia para adorar, descansar e relaxar. Trabalhe bem para que você também possa relaxar bem, se divertir bem e descansar bem. Agende e mantenha tempos regulares em comunidade e desfrutando da companhia de outros homens.

18. Lembre-se de que nem todo mundo está no seminário pelas mesmas razões que você; portanto lembre-se de não se comparar desnecessariamente com outros alunos, pois Deus poderá usá-los e dar-lhes dons diferentes dos seus e diferente da forma como Ele o usará no Reino dele.

Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil, São Bernardo do Campo/SP

19. Lembre-se de que o seminário o preparará apenas parcialmente para o ministério. Apesar de ser uma parte importante, você também precisa estar envolvido na comunidade, na igreja e em casa.

20. Lembre-se de que o seminário é, principalmente, uma época para se aprender como aprender. É a época de se aprender como estudar e onde estudar, então não fique desencorajado por tudo o que você esquece e tudo o que você descobre que não sabe.

21. Lembre-se de que o seminário lhe expõe à grande beleza da teologia fundamentada na Bíblia através dos séculos de história da igreja, o que deve lhe ensinar em como entender e qual deve ser o seu tom na maneira como você lida na igreja com os irmãos que você não concorda.

22. Lembre-se de não desenvolver sua teologia baseado em quanto você gosta do seu professor, o estilo de ensino dele e a formação que ele possui, mas tenha discernimento e seja o mais objetivo possível enquanto você estabelece aquilo que você acredita, não empilhando o número de estudiosos respeitados em dois lados de um debate teológico, mas através do estudo para se mostrar aprovado diante de Deus.

23. Lembre-se de sua esposa e família como a sua primeira responsabilidade, não apenas para se livrar do divórcio ou para manter a aparência de felicidade por causa do seu ministério, mas para mostrar o evangelho em seu casamento através do amor sacrificial pela sua esposa, amando-a de forma autêntica assim como Cristo amou a igreja. Nunca faça de uma hora de estudo mais importante do que ajudar sua esposa a lavar a louça. Pois o que pode ganhar um pastor se ele ganha toda a igreja, mas perde sua família?

24. Lembre-se de manter seus olhos fixos em Cristo, que é o autor e consumador da sua fé e que irá sempre o sustentar no seu chamado. Portanto coloque sua confiança e seu futuro no cuidado dele, não em suas próprias habilidades, inteligência ou títulos acadêmicos.

25. Lembre-se de que você não está lá para aprender como ser um oportunista-político-pragmático-relacional-do-seu-próprio-reino, mas um pastor de almas com princípios.

Seminário Concórdia, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, São Leopoldo/RS

26. Lembre-se de que você não está treinamento para ser um mestre sobre homens ou um mestre em divindade, mas um pastor-servo de homens e um despenseiro de Deus que diariamente se ajoelha e jura fidelidade ao Senhor e derradeiro amor de sua vida.

27. Lembre-se de que o ministério pastoral contempla dois chamados abrangentes – o ministério da oração e o da Palavra – portanto se entregue a oração e a Palavra – não apenas para ler e falar, mas para ouvir, meditar, ter comunhão; e não apenas para falar que você fez essas coisas, mas por amor da sua própria alma.

28. Lembre-se de que o Espírito Santo é o seu derradeiro mestre, advogado, conselheiro, confortador e amigo, então se entregue a Ele poderosamente para se fortalecer em meio aos momentos de força e fraqueza, confiança e medo, e Ele sempre lhe susterá e voltará à luz do rosto dele sobre você.

29. Lembre-se de que você não está no seminário primariamente para ganhar um título acadêmico, mas para aprender como e o que significa alimentar ovelhas, lavar os pés e morrer para o “eu”.

30. Lembre-se do seu primeiro amor.

Finalmente, que nós sempre nos lembremos das palavras do Conde Nicolaus Von Zinzendorf (1700–1760), e que as palavras dele ajude a definir nossos ministérios: “Pregue o evangelho, morra e seja esquecido”.

Por Burk Parsons

Traduzido por Alex Daher para  iPródigo.com

Vi no Hospital da Alma, do brother Marcony Jahel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...