segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Reforma Protestante em imagens


Estamos na semana em que se comemora o aniversário da Reforma Protestante do século XVI. E, como não podia ser diferente, o blog "Pensamento Quase Livre" faz a sua homenagem àqueles que foram usados pelo Senhor para conduzir a Igreja de volta às Escrituras Sagradas.


A Reforma Protestante foi, depois do Pentecoste de Atos 2, o maior avivamento da história da Igreja. No momento em que tradições de homens eram mais consideradas que a Palavra de Deus, e em que superstições bizarras e dogmas absurdos tomaram a Igreja de assalto, levando o povo a mergulhar em densas trevas mediante uma ditadura de medo e explorações, o Senhor levantou homens cheios do Espírito Santo para protestar contra tais abusos e erros. Com o coração verdadeiramente convertido ao Senhor e com a coragem que Ele mesmo lhes dera, homens como Martinho Lutero, João Calvino, Ulrich Zwinglio, John Knox, entre outros, foram instrumentos poderosos para trazer de volta ao povo, a Palavra de Deus e todos os seus preciosos ensinos.

A mensagem dos reformadores abalou a Europa e, depois o mundo, pois trazia consigo o poder revitalizador do Espírito de Deus, criando uma geração de homens e mulheres comprometidos com a Palavra de Deus. Resumida nos chamados "Cinco Solas" a mensagem reformada proclamava a verdadeira fé evangélica: Somente a Escritura como padrão absoluto de fé e prática; Somente pela fé o homem pode ser salvo; Somente a graça pode fazer com que esta fé seja gerada no coração do homem; Somente Cristo é o nosso Redentor e cabeça da Igreja, e toda Glória seja dada somente a Deus. Além disso, os reformadores enfatizaram que, todos os crentes tem acesso livre à presença do Pai, e não somente o representante oficial da igreja.

Abaixo, veja algumas imagens marcantes desse movimento que marcou definitivamente a história não só da Igreja, mas de toda a humanidade.

Martinho Lutero fixa suas 95 teses na porta da Catedral de Wittemberg

Lutero diante da Dieta de Worms - "Minha mente é cativa da Palavra de Deus".

João Calvino estudando as Escrituras

Calvino negando a Ceia do Senhor aos libertinos em Genebra.

Ulrich Zwinglio, reformador de Zurique

Estátua de John Knox, reformador escocês. Denominou de "Presbiteriana" a Igreja Reformada em seu país.

Henrique VIII, rompeu com o Catolicismo Romano e criou o Anglicanismo.

Ilustração da fatídica "Noite de São Bartolomeu" em 23 e 24 de agosto de 1572, onde milhares de protestantes foram covardemente massacrados à mando dos reis católicos.

A realeza francesa contempla satisfeita, o saldo do massacre de São Bartolomeu.

 Monumento à Reforma em Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...