sexta-feira, 5 de outubro de 2012

IURD promove "passe" coletivo. Cuma?


O neopentecostalismo há muito vem se afundando cada vez mais fundo num lamaçal de bizarrices gospel. Algumas denominações são verdadeiras campeãs neste tipo de "criatividade". A Igreja Mundial vende meia, toalha, água, martelo, fronha e, agora, até colher de pedreiro ungida. A Internacional da Graça, por sua vez, lança mão de bolinhos, rosas, mesa preta (isso mesmo!), entre outras coisas. A Igreja Quadrangular, que se neopentecostalizou no  final dos anos 90, apresenta verdadeiras pérolas "ungidas" como a "unção de achar", "unção no chiqueiro", "unção da vassoura", a "unção do emagrecimento", a "unção dos lavandeiros", a "unção dos comedores de uvas", a "unção de adquirir riquezas", e por aí vai. A Igreja Renascer tem suas temáticas "apostólicas" anuais: ano apostólico de Gideão, ano apostólico de Ester, etc. Como se pode ver, o "cardápio" é bem diversificado.

Mas, a pioneira nesse tipo de "mover" é a Igreja Universal. Eles já usaram rosa, jornal, peça de roupas, sessões de descarrego, "rituais sagrados", consultas com ex-mães e ex-pais de encostos, vale do sal grosso, cajados, e mais uma leva de recursos. A mais nova novidade (a redundância é proposital) da IURD é o "passe". "Passe" é um tipo de "benção" dada por um líder espírita.  Segundo diversos teóricos e praticantes do espiritismo, o ato teria o poder de canalizar “fluidos” ou “energias” benéficos, oriundos do próprio passista, de bons espíritos, ou ainda de ambas as fontes somadas. O "passe" faz parte dos chamados tratamentos espirituais, e é realizado tanto no kardecismo quanto no baixo espiritismo (cultos afro-brasileiros).

Pois bem, no templo de Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista, a sessão de descarrego aconteceu a céu aberto. Sob a liderança do bispo Guaracy Santos (que segundo o site da IURD, é "especialista em paranormalidade"), mais de 300 pastores e obreiros (chamados de sacerdotes da luz) formaram um corredor de desobsessão (???) no estacionamento do templo por onde os fiéis passaram para receber o passe de luzA reunião, que aconteceu em outros templos da Igreja Universal, também foi chamada de o “passe maior”.

É isso aí meus amigos! O sincretismo religioso, que no passado assolou o Catolicismo Romano, hoje, também faz os seus estragos no meio "evangélico", se é podemos chamar tais  arraiais dessa maneira, já que "evangélico" pressupõe aquele grupo cristão que tem um compromisso firme e fidedigno com o Evangelho de Jesus Cristo e com as verdadeiras doutrinas da graça, coisa que esses grupos definitivamente não demonstram tal compromisso. Muito bizarro isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...